A era do home office: como se adaptar?

Published on

Embora não seja um novo conceito, e inclusive para quem não sabe, é regulamentado pela Lei 13.467 na Consolidação das Leis do Trabalho no Brasil, o home office só se tornou presente na vida de milhares de pessoas em março de 2020.

Como qualquer outra situação, a modalidade de teletrabalho divide opiniões e notamos duas possíveis percepções sobre o assunto:

1ª - “Eu amo trabalhar em casa. Não preciso me apressar, não tem trânsito, posso acordar mais tarde; é ótimo”.

2ª - “Eu odeio trabalhar em casa. Não consigo me concentrar, não me organizo direito e meu dia parece improdutivo; é péssimo”.

Independente do posicionamento, a questão aqui é que as empresas conheceram as vantagens desse estilo de rotina, já que, para elas, o home office é sinônimo de economia em muitos aspectos: menos ajuda de custo com transporte, menos aluguel, menos gastos com energia e internet, enfim. Tudo isso quer dizer que, não vai ter jeito, o home office vai se manter em muitas organizações por um longo, se não “eterno”, período.

Mas como se adaptar?

Tanto para quem gosta quanto para quem odeia, o trabalho em casa precisa ser bem estruturado para dar certo; e quando dizemos “dar certo” não é só no sentido profissional, mas também pessoal e mental.

Veja algumas dicas que podem ajudar:

  • Nova vida e nova rotina

    Se você ainda não criou e/ou adaptou a sua rotina antiga à nova realidade, a hora é agora.

    Pense: quando era preciso ir para o trabalho, provavelmente havia o timing certo para acordar, um tempo pra se arrumar e a hora limite para chegar a empresa. Então, por que não reinventar esse processo?

    Uma rotina estruturada permite à você preparar o seu dia e ainda facilita a organização. Tenha a mesma mentalidade de quando se saía de casa:

    • Acordar no horário x
    • Tomar café
    • Se arrumar (mesmo que ninguém vá te ver), etc
    • Defina o seu “office”

    Muito semelhante a definição da jornada, também é essencial escolher o cantinho que será o seu “office”. Nas primeiras semanas a gente se virou no sofá, na mesa da cozinha, no puff, enfim; porém esses locais não são apropriados e prejudicam nossa postura.

    A escolha do lugar também nos aproxima do que tínhamos antes, já que traz a memória da nossa mesa no escritório (pode até personalizar para ficarem iguais).

    • Controle seu tempo

      Um dos possíveis “contras” do home office mesmo para quem gosta de estar em casa, é o tempo que se dedica ao trabalho. Se você vive essa realidade, aposto que com certeza já passou do seu horário para terminar alguma demanda MUITAS vezes.

      Como antes a maior parte das organizações restringiam o acesso remoto aos dados; quando a carga horária terminava não tinha muito o que se fazer, íamos para casa e pronto, fim do dia.

      Mas, depois que o mundo virou de ponta cabeça e o home office era a única solução para continuar as atividades, inevitavelmente foi concedido o acesso total à rede e/ou nuvem, e isso nos deu a possibilidade de estender nosso tempo dedicado ao trabalho.

      Algumas pessoas podem até pensar: “mas isso é ótimo, meu dia rende muito mais”; e sim, você consegue mesmo fazer mais no trabalho, mas deixa de dar atenção a outras áreas que também importam como a família, filhos, ou até as atividades de bem estar e lazer.

      Não é de hoje que diversos profissionais da psicologia ou até mesmo da área de recursos humanos indicam: “trabalho excessivo é problema”. Se isso é sua realidade, volte lá na etapa de organização da rotina e defina mais um ponto pra lista: se você tem hora pra começar, também tem que ter para acabar.

      Home é home. E office é office!

      A mistura de “vidas” tem sido um fator de empecilho nessa nova realidade.

      Aliás, convenhamos, todo mundo sabe que é difícil porque, de repente, a casa continua sendo a casa, mas agora também é um escritório.

      Baseado nesse fato que se deve pôr em prática as dicas anteriores:

      A rotina vai te lembrar da organização que você tinha no escritório.

      Seu cantinho definido separa sua casa do seu espaço de trabalho.

      E o tempo estabelecido contribuirá para o seu bem estar, seu descanso e consequentemente sua produtividade.

      A frase “novo normal” pode soar como um clichê, mas descreve perfeitamente os próximos anos, e cabe a nós criar o nosso novo jeito de ver, e lidar com as dinâmicas da vida moderna.

      ← Back to portfolio

      0 Comments Add a Comment?

      Add a comment
      You can use markdown for links, quotes, bold, italics and lists. View a guide to Markdown
      This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply. You will need to verify your email to approve this comment. All comments are subject to moderation.